OAB Moc inicia programa que aproxima acadêmicos da atividade profissional

A 11ª Subseção OAB/MG – Montes Claros iniciou nesta segunda-feira (10) o programa OAB nas Férias Acadêmicas: visitando meu futuro. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Direito uma experiência prática do exercício da advocacia.

“É nosso compromisso institucional não somente implementar políticas de valorização dos acadêmicos do curso de Direito e dos jovens advogados, mas também auxiliar na capacitação profissional e na inserção dos futuros advogados e advogadas no mercado de trabalho”, afirma o presidente da OAB Montes Claros, Dr. Herbert Alcântara.

Ao longo das férias de julho, os acadêmicos irão acompanhar a rotina de advogados e advogadas que se dispuseram a receber os participantes nos escritórios. “Eles poderão acompanhar audiências, petições, estudos de teses, atendimento aos clientes, e até mesmo atividades administrativas, para conhecer de perto a rotina de um escritório de advocacia”, explica a presidente da OAB Jovem, Drª. Yara Ribeiro.

A coordenadora do OAB nas Férias Acadêmicas, Drª. Gabriela Camargo, conta que o programa deve suscitar nos acadêmicos o interesse em conhecer a profissão, pois muitos acabam fazendo o curso com foco apenas em concursos públicos. “Muitas pessoas não tem a oportunidade, durante a graduação, de vivenciar e entender o que é advogar, e por isso acabam não despertando esse interesse pela profissão”, afirma.

A Drª Vanely Alencar, presidente da Comissão de Instrução e Desenvolvimento Profissional, reforça que essa é uma oportunidade de criar conexões. “Seu colega é seu cooperador, não é seu concorrente. Quando você começa a enxergar seu colega com essa mentalidade de cooperação, de que juntos somos mais fortes, você consegue fazer negócios dentro da sua própria classe”, diz.

O Dr. Elias Pereira Alves foi um dos advogados que se inscreveu para receber os acadêmicos. “O exercício da advocacia é muito diferente da sala de aula. Essa será uma troca de conhecimento entre os acadêmicos e os advogados dos escritórios”, diz ele. A acadêmica do 7º período de Direito, Anne Cataline Farias Almeida, conta que desde o 5º semestre começou a enviar currículos, e teve muita dificuldade para conseguir retorno dos escritórios. “Eu pensava em concurso, mas fiz estágio como conciliadora, depois no direito previdenciário, e aí comecei a ver a advocacia com um olhar diferente”, conta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *