Audiências de Conciliação na Justiça do Trabalho

A partir de 04 dia maio de 2020, serão realizadas em Montes Claros audiências trabalhistas de conciliação, por videoconferência.

O sistema adotado é o indicado pelo CNJ: Cisco Webex Meetings, autoexplicativo para alguns, podendo facilitar o uso a adoção do “Passo a Passo” infra, especialmente se planejada uma reunião com colega(s) de escritório ou outros profissionais da comunidade jurídica.

Em reunião com a Dra. Rosa Dias Godrim, Dr. Júlio César Cangussu e Dr. Neurisvan Alves Lacerda, juízes(as) titulares das Varas do Trabalho de Montes Claros, foi ressaltada a necessidade de compreensão com a nova atuação exigida dos(as) Advogados(as), que não costumam realizar tantas audiências e alguns ainda estão em fase de adaptação com o uso de recursos tecnológicos.

O uso de fones de ouvido e microfone é recomendável para evitar ruídos e permitir uma melhor comunicação.

Caso o(a) Advogado(a) queira, poderá solicitar treinamento pelo e-mail montesclaros@oabmg.org.br. Deverá constar do e-mail o nome completo, número de telefone e, se já possui audiência designada para os dias 4, 5 ou 6 de maio, escrever a palavra URGENTE no título do e-mail.

O treinamento para os advogados será realizado virtualmente a partir das 13h do dia 04 de maio de 2020, segunda-feira. Havendo necessidade, se for o caso e de forma excepcional, presencialmente na sede da OAB em Montes Claros, no bairro Ibituruna.

Visando ao melhor aproveitamento das audiências, foi ressaltada a importância da realização de tratativas anteriores, seja través de contato telefônico ou do sistema acima, que, na hipótese, seria utilizado apenas entre os(as) advogados(as), não sendo recomendável, neste caso, a gravação da reunião.

Como forma de contribuir no combate ao novo Coronavírus e dotar de efetividade os princípios da celeridade processual e da função social da empresa, além de ter proporcionar maior segurança e controle das notificações iniciais, é recomendável aos empregadores o cadastramento de e-mail para efeito de recebimento de notificação eletrônica. Tal providência se justifica ante a fragilidade da notificação pelo Correios e também pela impossibilidade de deslocamento do Oficial de Justiça em casos não urgentes. O cadastramento poderá ser efetuado remotamente junto ao Foro através do email: foro.montesclaros@trt3.jus.br.

Para a Dr. Rosa Dias Godrim, Diretora do Foro Trabalhista em Montes Claros, em exercício, é importante, nesse momento, o engajamento de todos nessa nova modalidade de realização de audiência, que se apresenta, no momento, como um modo viável de dar prosseguimento aos feitos de forma gradativa. Exortou ainda a necessidade de paciência e colaboração no uso de uma plataforma, que se constitui em uma novidade para a maioria dos profissionais.

A reunião foi realizada pelo próprio sistema do CNJ, organizada pelo destacado servidor Paulo César Silveira.

Ordem dos Advogados do Brasil, 11ª Subseção da Seccional de Minas Gerais

Jessiene Mayara de Oliveira Santos

Raiane Soares Fagundes
Diretora

PASSO A PASSO PARA O USO DO SISTEMA CNJ:

1º) Entrar no site: https://www.webex.com.br/
2º) Clicar duas vezes sobre “Inscreva-se agora, é grátis” (fundo vermelho);
3º) Coloque seu e-mail em espaço cinza dentro do qual está escrito “Endereço de e-mail”;
4º) Clique em “Inscrever-se” (verbete escrito sobre fundo azul);
5º) Acesse seu e-mail informado;
6º) Abra o e-mail recebido de “Cisco Webex”;
7º) No corpo do e-mail recebido, clique em “Criar senha” (verbete escrito sobre fundo azul);
8º) Digite uma senha no espaço escrito “Nova senha”, confirmando-a no espaço abaixo;
9º) Se quiser, coloque uma foto, do contrário, clique uma vez em “Baixar” no espaço com fundo azul onde está escrito: “Prepare-se para sua próxima reunião instalando o aplicativo Cisco Webex Meetings agora.”
10º) Tenha paciência, observe bem a tela do seu computador e clique em “Executar” quando abrir uma nova janela;
11º) Ficará salvo em sua área de trabalho um atalho com os dizeres “Cisco Webex Meetings”;
12º) Clique duas vezes sobre o atalho referido acima;
13º) Clique uma vez em “Agendar”;
14º) Coloque o tópico da reunião, a data, o horário de início e a duração;
15º) Em Convidados, coloque o e-mail da pessoa ou das pessoas a serem convidadas;
16º) Clique uma vez em “Agendar”;
17º) Feche a janela;
18º) Clique duas vezes sobre o referido atalho “Cisco Webex Meetings”;
19º) Em “Reuniões futuras”, clique em iniciar no horário da reunião agendada;
20º) A pessoa ou as pessoas convidadas receberão um e-mail e deverão adotar os passos acima para baixar o “Cisco Webex Meetings”, podendo ser utilizado o mesmo caminho supra;
21º) Estando baixado o arquivo, a pessoa convidada irá abrir seu e-mail, abrindo especialmente o e-mail que tenha o titulo “Convite para a reunião Webex”, clicando em seguida, em “Entrar na reunião” (verbete sobre fundo verde);
22º) Clicar em abrir “Cisco Webex Meetings”; e
23º) Disponibilize que sua câmera e seu microfone, a fim de que seja visto e ouvido.

Observações:
1) É possível fazer a audiência sem baixar o ”Cisco Webex Meetings”, com o uso on-line; e
2) A dificuldade em baixar o ”Cisco Webex Meetings” pode decorrer da não atualização do JAVA.