Histórico

A Origem da Ordem dos Advogados do Brasil

A sua criação foi prevista em 1843 pelo Instituto dos Advogados do Brasil, proveniente de uma proposta formal de advogados. Mas somente 87 anos depois foi instituída como Ordem dos Advogados. O ato procedeu do Decreto n.º 19.408, de 18 de novembro de 1930, subscrito pelo então Chefe Executivo Nacional, Getúlio Vargas, elevado ao poder pela recente Revolução de 30, desencadeada um mês antes, em 3 de outubro. Depois de Instituída no plano nacional, a Ordem dos Advogados do Brasil, devendo compor-se, subdividiu-se em Seções, instaladas em cada um dos Estados da Federação, que por sua vez, subdivide em Subseções estabelecidas nas principais cidades dos Estados.


OAB Minas Gerais


Em Minas Gerais, a instalação da Seção aconteceu em 29 de dezembro de 1932, em solenidade realizada na Faculdade de Direito da UFMG, Praça Afonso Arinos, Belo Horizonte, secretariada pelo professor Alberto Deodato. Junto a festividade solene de implantação, iniciava também as atividades da primeira diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo como 1º presidente o Dr. Estevão Leite de Magalhães Pinto, como tesoureiro o Dr. Ovídio Andrade, como 1º secretário o Dr. Milton Soares Campos e como 2º secretário o Dr. Alberto Deodato Maia Barreto. Dando início a uma fecunda história de reivindicações não só da própria classe dos advogados, mas também, e com extraordinário realce, em prol do aperfeiçoamento das instituições jurídicas.

Desde a sua instalação, a OAB se mantém afastada dos embates político-partidários, mas esforçando-se na defesa da Constituição Federal, da ordem jurídica, dos direitos humanos, batalhando sempre pela justiça social, eficaz aplicação das leis e rápida administração da Justiça. O atual presidente da OAB/MG é o Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, com mandato de 2016 a 2018.


11ª Subseção da OAB/MG Montes Claros

Em Montes Claros a Ordem dos Advogados do Brasil foi instalada em 1937, ano em que foram implantadas as 12 primeiras Subseções do Estado de Minas Gerais. Passando por sua diretoria, respeitáveis profissionais que muito contribuíram para a efetivação dos ideais da Ordem em nossa Comarca. Tendo como primeiro presidente o Dr. José Correira Machado. Atualmente, a 11ª Subseção da OAB/MG em Montes Claros é presidida pelo Dr. Andre Crisóstomo Fernandes, que tem mandato até 31 de dezembro de 2018.

A OAB, como entidade representativa de classe, tem como intuito auxiliar, representar e defender os profissionais do Direito, mas também preservar a conduta ética entre seus pares e destes para com a sociedade. Contribuindo para que os advogados sejam cidadãos comprometidos com a justiça e a honestidade, buscando sempre o caminho da verdade.


Presidentes da 11ª Subseção da OAB/MG Montes Claros

Ao longo de seus quase 75 anos (1937 a 2012), a 11ª Subseção da OAB/MG teve os seguintes presidentes:
Dr. José Corrêa Machado
Dr. Alfredo de Souza Coutinho
Dr. Álvaro Marcílio
Dr. João Gomes Leite
Dr. Jair Renault de Castro
Dr. João Luiz de Almeida
Dr. Carlos Gomes da Mota
Dr. José Nunes Mourão
Dr. José Sidney Figueiredo Chaves
Dr. Antônio Francelino Lafetá
Dr. Henrique Chaves
Dr. Francisco José Pereira
Dr. Arnaldo Benício Atayde Dias
Dr. Augusto José Vieira Neto
Dr. Georgino Jorge de Souza
Dr. Ubaldino Assis de Oliveira
Dr. Alciliano Ribeiro da Cruz
Dr. Odorico de Mesquita Neto
Dr. Francisco Alencar Carneiro
Dr. Danilo Pereira Borges
Dr. Sebastião José Vieira Filho
Dr. Paulo César Mendes Barbosa
Dr. Ronaldo dos Reis Souto
Dr. Dalton Caldeira Rocha
Dr. Álvaro Guilherme Ribeiro Matos
 

11ª Subseção OAB/MG - Montes Claros. Todos os direitos reservados.

Layout e textos:
Erica Lopes

Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions